MAQUETE ELETRÔNICA

Valorize o seu projeto Arquitetônico de forma Impactante para suas apresentações

 

Ilustração 3d da fachada da residência Jardins da Cidade

Imagem externa da residência Nova Odessa

 

A Maquete eletrônica é a representação de um projeto arquitetônico através de imagens geradas por meio de um software de modelagem tridimensional 3D.

Sua principal característica é possibilitar a visualização de uma edificação com grande riqueza nos detalhes, simulando um retrato da obra antes mesmo de sua construção.

A maquete eletrônica se tornou uma ferramenta muito utilizada para apresentar ou vender o conceito de uma ideia, valorizando e facilitando a interpretação do projeto.

Ela pode servir também para divulgar móveis e produtos. Em muitos casos a maquete eletrônica pode ser confundida com uma fotografia real e substituir a divulgação fotográfica, podendo se economizar custos e esforços.

Com a maquete eletrônica temos a oportunidade de construir infinitas possibilidades de cenários utilizando todos os tipos de materiais, decorações, mobiliários e iluminações desejadas.

Outro fator importante é que após a construção do ambiente no software 3D, temos a liberdade de gerar o retrato a partir de qualquer ponto de vista.  Dessa forma podemos evidenciar os pontos fortes do projeto e valorizar a angulação da perspectiva ao máximo.

 

APLICAÇÕES DA MAQUETE ELETRÔNICA

 

As imagens geradas à partir da maquete eletrônica podem servir para diversos fins e propósitos de acordo com o seu objetivo.

Para construtoras e incorporadoras, a maquete eletrônica se aplica na comercialização de empreendimentos. Elas são uma das principais ferramentas de uma campanha de vendas pois valorizam o projeto, esclarecem importantes dúvidas do consumidor e o convencem do ato da compra do imóvel.

Já para arquitetos e escritórios de arquitetura, a maquete eletrônica serve para descomplicar a compreensão do projeto para o cliente.

Em geral as pessoas têm dificuldades em entender as plantas baixas de um projeto. Com a maquete eletrônica podemos visualizar claramente detalhes, acabamentos, cores, opções de materiais, etc, solucionando dúvidas e evitando assim possíveis frustrações a sua construção da obra.

Arquitetos também costumam utilizar a maquete eletrônica a fim de valorizar suas apresentações. Elas podem ser empregadas para o portfólio, concursos, concorrências, conquistar parceiros e investidores ou mesmo para mostrar a potenciais clientes.

A maquete eletrônica pode ser utilizada também como material para campanha publicitária de agências e produtoras. Anúncios em revistas, banners e cartazes que contenham imagens arquitetônicas muitas vezes são realizadas em 3D. Nesse caso, a maquete eletrônica é empregada para facilitar a criação de uma ilustração que muitas vezes pode ser difícil ou até mesmo impossível de ser produzida um cenário real.

Outro exemplo onde a maquete eletrônica é muito aplicada é no ramo de móveis. Empresas desse setor costumam divulgar seus produtos retratando-os em um ambiente para o seu material de comunicação.

 

Veja abaixo alguns exemplos de utilizações da maquete eletrônica:

 

 

VANTAGENS EM CONTRATAR OS SERVIÇOS DE MAQUETE ELETRÔNICA

 

  • Baixo investimento se comparado aos custos totais aplicados no desenvolvimento e construção do projeto.
  • Aumento na produtividade. Terceirizando os serviços de maquete eletrônica, o tempo utilizado para sua criação pode ser aproveitado em outras tarefas, visto que a maquete eletrônica demanda um certo tempo para ser realizada.
  • Valorização do projeto. Contratando os serviços de maquete eletrônica com uma empresa especializada, a qualidade e o nível de realismo das imagens serão um diferencial em suas apresentações.
  • Clareza na compreensão do projeto. Com imagens de alta qualidade, o cliente compreende melhor todos os detalhes e acabamentos que serão utilizados no projeto.
  • Qualidade de impressão. As imagens finais são geradas em alta resolução, podendo ser ampliadas em diversos formatos de tamanho.

 

Veja abaixo imagens 3D de alguns de nossos trabalhos:

 

Perspectiva artística externa noturna da residência unifamiliar

Imagem externa da casa desenvolvida para o arquiteto Dirceu F.

 

 

Perspectiva ilustrativa noturna da fachada residencial unifamiliar

Imagem externa da fachada desenvolvida para a arquiteta Claudia C.

 

 

Imagem 3d externa noturna da residência unifamiliar

Imagem externa da residência do Luiz P.

 

 

Ilustração 3d da casa residencial São Pedro

Imagem externa da fachada do Residencial Porto São Pedro

 

“DÚVIDAS FREQUENTES”

1. Quem é a Cling?
A Cling é uma empresa especializada na visualização arquitetônica 3D.  Atuante no mercado desde 2008, com profissionais capacitados e situada no bairro de Moema na cidade São Paulo, a Cling oferece a seus clientes uma solução visual de alta qualidade, auxiliando na divulgação de seus projetos e produtos, transmitindo uma mensagem de forma clara e significativa.

2. Quais os serviços oferecidos pela Cling?
A Cling oferece serviços de Maquete Eletrônica, Planta Humanizada, Tour Virtual 3D e Tour Virtual 3D 360º.
Para saber mais sobre cada item acesse nossos serviços.

3. Do que preciso para poder contratar os serviços de maquete eletrônica?
Para a produção da maquete eletrônica é necessário termos uma orientação para o desenvolvimento das imagens.
No caso de construtoras, incorporadoras e arquitetos, são indispensáveis o envio de todas as plantas do projeto arquitetônico em arquivo Autocad (DWG) como por exemplo a implantação, plantas dos pavimentos, elevações, cortes, detalhes, decoração, paisagismo, etc.
Caso o empreendimento não possua projeto de decoração e paisagismo, estes poderão ser sugeridos pela Cling.
Empresas do setor moveleiro precisam nos enviar os desenhos técnicos ou os arquivos tridimensionais dos produtos a serem inseridos na imagem junto com referências do ambiente e decorações a serem criados.
Agências e produtoras devem nos enviar os rafes (desenhos preliminares que profissionais de marketing criam para aprovar a arte de um trabalho) e demais referências para a criação da ilustração 3D.

4. Como é o processo para o desenvolvimento da maquete eletrônica?
A produção da maquete eletrônica segue a seguinte ordem de etapas:

  • Modelagem 3D – Essa é a primeira etapa onde temos a construção da volumetria no software 3D.
  • Texturização – Dando sequência, toda a edificação recebe os materiais correspondentes ao projeto.
  • Escolha da câmera – Com a base pronta, serão sugeridas de 2 a 3 opções de câmera para a escolha de uma.
  • Iluminação – Definindo a câmera, o arquivo é iluminado conforme a preferência do cliente, podendo ser um ambiente diurno, entardecer, noturno ou mesmo utilizando iluminação artificial.
  • Renderização ou Render – Nessa fase, o arquivo tridimensional recebe o processamento de um computador, unificando todos os elementos criados na cena 3D e gerando uma imagem simulando um retrato da obra acabada.
  • Pós-produção – São recursos aplicados nas ilustrações renderizadas afim de melhorá-las, valorizando a imagem de forma geral. Todas as imagens costumam ser realçadas com esse tipo de tratamento.
  • Prévias – Após conclusão da pós-produção é gerada a primeira prévia da imagem, com tamanho de 1200 pixels* pela proporção, onde o cliente pode visualizar de antemão como a ilustração final irá ficar.
  • Alterações – Estão inclusas 3 revisões por imagem, onde o cliente tem a oportunidade de modificar acabamentos, cores ou pequenos ajustes de projeto. Caso hajam mudanças significativas do projeto, estes serão considerados como modificações de projeto e sofrerão um acréscimo no valor de acordo a sua complexidade.
    Caso as alterações excedam as 3 revisões inclusas, haverá um custo adicional para cada revisão adicional executada.
  • Imagem final – Após serem realizadas todas as alterações necessárias e aprovação do cliente, a versão final da imagem é renderizada, tratada e disponibilizada via link para donwload.

*PIXEL – Quando damos um zoom máximo na imagem, notamos que ela é formada por diversos quadradinhos que são os pixels. Ele é o menor elemento que forma uma imagem digital.

 

imagem processo de criação de maquete eletrônica

Etapas do desenvolvimento da maquete eletrônica

 


5. Qual o tamanho final das imagens?
As imagens finais são disponibilizadas em 4000 pixels o lado maior pela sua proporção. Com esse tamanho é possível fazer impressões em qualidade máxima com aproximadamente 40 centímetros. Elas também podem ser ampliadas em tamanhos maiores como no caso de banners e cartazes onde não há a necessidade de altas resoluções.

 

Veja abaixo a utilização de nossas imagens no Stand de Vendas:

Stand de Vendas do empreendimento Diplomat

 


6. Qual o prazo médio para a entrega das imagens?

O prazo varia de trabalho para trabalho. Cada projeto é único e possui suas particularidades.  Dessa forma enviamos uma estimativa de tempo individual para caso, mantendo sempre o compromisso em cumprir com as datas de todas as entregas.

7. Como é cobrado os serviços de maquete eletrônica?
Nossos serviços acompanham o mercado e são cobrados por valor individual de imagem.
Como todo projeto possui características exclusivas, o custo varia de caso para caso, sendo indispensável uma análise do projeto e da quantidade necessária de imagens para definição dos custos.

8. Porque escolher a Cling?

  • Atuamos no mercado desde 2008 e idealizamos mais de 200 projetos
  • Somos um escritório de maquete eletrônica e não um profissional autônomo
  • Temos uma equipe qualificada e especializada no segmento de visualização arquitetônica
  • Contamos com servidores de alta performance para renderizar um alto volume de imagens
  • Possuímos uma qualidade diferenciada em nossas imagens comparadas às do mercado
  • Para atender melhor nossos clientes, dispomos de uma sede localizada na cidade de São Paulo, capital
  • Praticamos preços competitivos com o mercado
  • Entregamos sempre as imagens dentro do prazo

9. Como faço para contratar os serviços da Cling?
Para orçar é fácil! É só nos enviar um e-mail para [email protected] ou nos encaminhar uma mensagem pelo contato do site ou pelo facebook contando um pouco sobre o seu projeto, a quantidade necessária de imagens junto com as plantas do empreendimento.
Nós entraremos em contato o mais breve possível para esclarecer todas as dúvidas e viabilizarmos uma reunião sem compromisso, assim podemos compreender todas as suas necessidades e encontrar a melhor forma para ampliar o sucesso do seu projeto.